mardi, janvier 15, 2008

Ei-me

Marte é habitado, e muito. E insistir em Marte é uma birra. Tóquio é menos assustadora do que parecia e, claro, tudo o que se pode dizer até agora sobre a inofensividade desta cidade-monstro não é mais do que o equilíbrio relâmpago de uma experiência pessoal.
Quando uma pessoa, uma casa e um trabalho te esperam a coisa fica um pouco menos Marco Pólo. Esse detalhe limpa angústias desnecessárias e viabiliza o que de outra forma não se daria. Eu moro num quarto com tatame. Numa casa que não é nem de perto uma gaveta. Eu caminho até a estação. No caminho, o que pode ser um bairro simples é um cenário. As portas são baixas e as pessoas também, na sua maioria.
É possível comprar shampoo e caminhar até o destino sozinha, tudo sem tatear o ar à procura de uma brecha para dentro de outra dimensão. Uma mudez atroz me persegue. Interlocutores falam e falam suas frases protocolares de serviço mas, até o momento, eu só dou sorrisos e inclinações de tronco, enquanto os gestos e as sacolas entregues me empurram pra fora e pra dentro de portas.
Eu li uma revista Elle que começava na última página. Vi o campeonato de sumô na tevê e os lutadores me parecerem jovens demais, umas criaturas ternas e ingênuas, engordadas. Comi seis peças de um sushi de esteira. Fiz o meu próprio chá verde. Nada, até agora, tem o gosto do que de japonês eu já provei fora daqui. Nem o shoyo.
De passeio após o trabalho, fui levada para conhecer Roppongi (o bairro) e Roppongi Hills (o edifício), do topo do qual se vê quase toda a cidade. Ledo engano a fluidez do elevador até o 52o andar. De lá sai-se desavisado para desabar numa visão absurda. Nunca um mar imenso foi tão detalhado. Nunca o concreto tão vivo. Tóquio é gigante, se mexe e cria forma a partir do nosso olho. Do dedo apontando da minha consorte, a mesma boa amiga que me inicia neste pedaço de mundo, pontes e elevadas se desenhavam a pedido, onde antes não me eram visíveis. Algo como a imagem abaixo. E dizer que no meio disso tudo mora um imperador.

6 commentaires:

isabel a dit…

Fala minha correspondente internacional!! Vê se tira umas fotos do tatame... dos olhos puxados... estamos curiosos!
Toda a boa sorte do mundo para esse começo de era! Tô orgulhosa de ti pela calma aparente e de nós como amigas pelos mails trocados, que eles continuem, please! loveyou, bjo, bel.

Unknown a dit…

...e viva os sorrisos, que agora vem acompanhados de "curvadinhas" de tronco...
beijos calmos

Carlo Manenti a dit…

pessoas baixas... isso muito me interessa...

cones a dit…

ai que lindo!

tou fazendo tratativas com a nãna de um aluguel de carnaval em montevideo.
uma idéia que eu só tive pq tu teria idéias assim.

quando tu ver um ser vestido de boneca conta como é. tenho muita curiosidade.
bise enorme.

cones a dit…

é a lisi ali em cima.
:/
comento no computer da bárbara.

Lisi Lane a dit…

não contou nada, e disse que escreveria mais. :/
not fair.
bise de boca pequena.